terça-feira, 22 de junho de 2010

Educação informatizada

Vive-se um período em que se faz necessário ter ao menos um domínio mínimo das informações. Os benefícios trazidos pelas novas tecnologias são incontáveis, e é indiscutível a proporção de seus reflexos sociais e comportamentais. O símbolo maior dessas inovações da tecnologia é o computador que hoje é acessível à boa parte da população e com isso vem ganhando seu devido valor.Com tantas mudanças, a educação vem se sentindo pressionada a incorporar o computador nos processos pedagógicos, facilitando tanto o ensino como a aprendizagem. A essa interferência tecnológica no ensino dá-se o nome de informática educativa.
O uso do computador só funciona como instrumento no processo de ensino-aprendizagem, se for inserido num contexto de atividades que desafiem os alunos a crescerem, construindo seu conhecimento na relação com o outro, além de simplesmente utilizar a máquina.
Quando se inicia uma proposta que utilize o computador como ferramenta de apoio pedagógico, considero que esta ferramenta (o computador) favorece o lúdico.
O mais importante é que não basta utilizar o computador de forma irrestrita, é importar traçar metas, elaborar estratégias e avaliar resultados.
Considerando isso, uma proposta de Informática voltada ao uso educacional e pedagógico atua na prevenção das dificuldades de aprendizagem e evita a cristalização de algumas dificuldades

Um comentário:

  1. uma festa para os olhos e os sentidos para visitar o seu blog
    um abraço de Reus Catalunya
    obrigado

    ResponderExcluir